Indicação de Leitura - Tecnologias do Conhecimento - Os desafios da Educação
19
Sex, Jul

Indicação de Leitura - Tecnologias do Conhecimento - Os desafios da Educação

E-book
TIPOGRAFIA

Olá pessoal, vamos indicar um livro que podemos considerar relevante para quem curte educação e tecnologia, posso arriscar falar que Tecnologias do Conhecimento: os desafios da educação, do autor Ladislau Dowbor é um importante livro de cabeceira. E para apresenta-los, compartilho a resenha desta obra como dica para o final de semana.

Olá pessoal, vamos indicar um livro que podemos considerar relevante para quem curte educação e tecnologia, posso arriscar falar que Tecnologias do Conhecimento: os desafios da educação, do autor Ladislau Dowbor é um importante livro de cabeceira. E para apresenta-los, compartilho a resenha desta obra como dica para o final de semana.

As mudanças que ocorrem nos dias atuais que dissipam o planeta são evidentemente muito além de uma simples mudança tecnológica de comunicação e informação, no entanto estas tecnologias desempenham um papel fundamental, pois na educação não é uma área em si, mas um processo permanente de ligação entre o mundo da escola e o universo em que vivemos. Sendo assim, não é apenas a técnica de ensino que muda, e sim a própria concepção de ensino que tem que repensar os seus caminhos.

Assim Dowbor se refere de forma nítida sobre os diversos impactos que estas tecnologias têm sobre o mundo educacional, se relacionando a estas tecnologias como não sendo algo ruim, mas o que se tem visto é uma grande resistência a este tipo de mudança tecnológica, pois não se trata de encher as escolas e instituições de computadores, com se tivessem chegado do nada, o que falta fazer é uma organização para que haja uma produtividade maior e esta mudança o autor se refere a ela como sendo uma mudança cultural de civilização planetária.

O conhecimento mundial nos dias de hoje tem um papel importante, tornando o papel das escolas mais central e o educado, acaba por adquirir uma importância de conhecimento totalmente renovada. Pois como Dowbor sita em um de seus capítulos que não basta encher as escolas de aparatos tecnológicos se não tem quem saiba usá-los corretamente, pois em alguns casos esta tecnologia acaba sendo um ser estranho para as pessoas, tanto que o autor se refere a eles como se tivessem caído de pára-quedas nas escolas.

As tecnologias do conhecimento acabam propiciando o aluno a acessar e organizar seu universo de informação. Hoje existem inúmeros espaços para diversos de conhecimento, como: televisão, internet, vídeos, imprensa, publicidade, que acabam por disputar a atenção do aluno frequentemente desorientado pelo caos de informações tecnológicas que acaba surgindo.

Um grande desafio pedagógico que acaba surgindo por causa desta tecnologia é organizar o universo muito mais intensivo em conhecimento desarticulado para o aluno. Assim o trabalho pedagógico em sala de aula acaba se alterando para uma função em que o professor passa a ordenar uma sobre carga de informação em diferentes formas e deixa de ter uma função de transmissão de informação.

Tornando um desafio não só para o professor como também para o aluno, para a escola e para as políticas publicas educacionais de forma geral.

No livro Tecnologias do Conhecimento Dowbor procura mostrar eixos principais de transformação que a tecnologias de conhecimento acabam por provocar. O autor procura mostrar que a educação não funciona sem se articular com dinâmica mais ampla que extrapolam a sala de aula.

Mas as tecnologias sem a educação, conhecimento e sabedorias acabam fazendo com que continuemos persistindo-nos mesmo erros só que de forma diferente e em maior escala.

Como exemplo disso, podemos citar a criação de bancos, empresas de grande porte, pois se achava que se houvesse um grande desenvolvimento nesta parte o país acabaria tendo um grande desenvolvimento, mas acabou-se constatando que sem os devidos conhecimentos e a organização social adequada será construída uma modernidade sem uma real concretização.

Assim o autor se referiu de forma organizada aos diversos impactos que as novas tecnologias do conhecimento acabam tendo sobre o universo educacional. O objetivo deste livro é trazer uma visão sistematizada dos desafios que a educação enfrenta, quando precisa redefinir as suas funções, formas de organização e até valores, para fazer face às transformações tecnológicas em curso.