Indicação de Leitura: Educação Hoje. Novas tecnologias, pressões e oportunidades.
16
Sab, Dez

Indicação de Leitura: Educação Hoje. Novas tecnologias, pressões e oportunidades.

Indicação de Leitura: Educação Hoje. Novas Tecnologias, Pressões e Oportunidades
E-book
TIPOGRAFIA

Educadores estão atordoados frente às "novas" tecnologias em particular frente ao que se está chamando "habilidades do século XXI". Primeiro porque alavancadas pelo mercado as tecnologias digitais avançam sôfrega e já compulsoriamente. Segundo porque a pedagogia ficou para trás entretida com suas didáticas obsoletas em especial com a aula instrucionista.

Educadores estão atordoados frente às "novas" tecnologias em particular frente ao que se está chamando "habilidades do século XXI". Primeiro porque alavancadas pelo mercado as tecnologias digitais avançam sôfrega e já compulsoriamente. Segundo porque a pedagogia ficou para trás entretida com suas didáticas obsoletas em especial com a aula instrucionista.

Terceiro porque nem tudo são flores nas tecnologias; ao lado da pressão consumista aparecem riscos consideráveis para as crianças em contexto de preocupante ambiguidade. Quarto porque há sim oportunidades inovadoras se soubermos usar. Entre os desafios mais prementes estão as novas alfabetizações indo muito além do tradicional "ler escrever e contar" e que não passa de pressuposto.

A escola não corre o risco de ser extinta muito menos o professor mas encontram concorrências duras que acenam para horizontes bem mais complexos e complicados como são as oportunidades de aprendizagem informal. A par disso em geral as crianças se dão bem com o computador; elas se alfabetizam com maior naturalidade mexendo na máquina e conversando com seus colegas.

Este texto leva em conta que a relação com as "novas" tecnologias precisa ser regulada pela postura de educador: não pode adotar submissamente nem pode apenas resistir. A mera resistência é deseducativa porque elas não vão nos pedir licença para penetrarem no ambiente escolar. Nem cabe só proibir porque tornando-se aos poucos ubíqua o que não se vê em casa ou na escola vê-se na rua ou em qualquer outro lugar e com tanto maior ânsia. Livro indicado para cursos de pedagogia e de formação de professores em geral tanto para introduzir a questão das "novas" tecnologias quanto para alimentar processos de formação permanente. Contém subsídios para recriar a formação pedagógica em particular para refazer o desafio das novas alfabetizações. Recomendado também para "pedagogias empresariais" e similares que se interessam por ambientes informais de aprendizagem.

Saiba mais aqui.