Indicação de Leitura: Tecnologias Digitais e Educação a Distância
16
Sex, Nov

Indicação de Leitura: Tecnologias Digitais e Educação a Distância

Indicação de Leitura: Tecnologias Digitais e Educação a Distância
E-book
TIPOGRAFIA

As potencialidades de aplicação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC ou simplesmente TIC) nos mais distintos aspectos da vida cotidiana descortinam um sem-número de novas possibilidades, ao mesmo tempo em que trazem à tona desafios não triviais e questionamentos que, por complexos, não admitem respostas simplistas.

As potencialidades de aplicação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC ou simplesmente TIC) nos mais distintos aspectos da vida cotidiana descortinam um sem-número de novas possibilidades, ao mesmo tempo em que trazem à tona desafios não triviais e questionamentos que, por complexos, não admitem respostas simplistas.

Fato é que a onipresença de dispositivos tecnológicos cada vez mais potentes do ponto de vista computacional, conectados por redes de crescente disponibilidade e alcance, muda de maneira inequívoca a forma com a qual o ser humano se relaciona com a tecnologia, dela se tornando partícipe e dependente, sendo a mesma indispensável para boa parte das tarefas do dia a dia, algumas das quais simplesmente não existiam antes deste advento. No que tange ao cenário educacional, entretanto, a inserção efetiva de tais tecnologias ainda parece estar descompassada de outras áreas.

Nesse sentido, muitos esforços vêm sendo feitos, nos diversos níveis da educação formal, para a adoção de soluções tecnológicas no sentido de trazer soluções alguns dos muitos problemas dessa área. E, ainda que convivendo com certa resistência latente, há que se reconhecer um crescente avanço e muitos casos de sucesso nos últimos anos: a adoção de ambientes virtuais de aprendizagem, o fortalecimento da Educação a Distância, o aumento de disponibilidade de recursos educacionais digitais, o uso mais frequente de dispositivos móveis e a aplicação de diferentes metodologias de ensino com o apoio de ferramental tecnológico, estão entre os elementos que vêm contribuindo para práticas pedagógicas cada vez mais centradas no aluno e em suas necessidades de aprendizagem. Nesse sentido, a presente obra visa trazer discussões acerca das potencialidades tecnológicas no âmbito educacional, não raro permeadas de exemplos e casos reais, que permitem traçar um panorama vasto das vastas possibilidades abertas pelas TDIC/TIC, convidando a você, leitor(a), a percorrer seus capítulos e conhecer um pouco mais sobre o que seus autores têm a dizer.

Quem sabe algumas das experiências, teorias e práticas neles descritas também não lhe inspiram a participar deste fascinante universo?

Saiba mais aqui