Indicação de Leitura: Educação à Distância EAD e Psicologia Cultural. Autonomia do Estudante e Presença Docente na Educação Online
15
Seg, Jul

Indicação de Leitura: Educação à Distância EAD e Psicologia Cultural. Autonomia do Estudante e Presença Docente na Educação Online

Indicação de Leitura: Educação à Distância EAD e Psicologia Cultural. Autonomia do Estudante e Presença Docente na Educação Online
E-book
TIPOGRAFIA

As possibilidades de aprendizagem online colocadas pela nova realidade da Educação a Distância – EaD – abrem um mundo de perspectivas em que tempo, espaço físico-geográfico e interesses de formação contínua e para o tra­balho adquirem novas e impensadas características.

As possibilidades de aprendizagem online colocadas pela nova realidade da Educação a Distância – EaD – abrem um mundo de perspectivas em que tempo, espaço físico-geográfico e interesses de formação contínua e para o tra­balho adquirem novas e impensadas características.

A au­tonomia, enquanto ação crítica do livre pensar e do fazer consciente, torna-se fator fundamental a ser considerado no planejamento das ações pedagógicas da modalidade online de educação. Este livro focaliza a questão de com o o ensino-aprendi­zagem na EaD pode oferecer ao sujeito desse processo recursos que lhe permitam agir autônoma e consciente­mente na realidade da qual faz parte.

Nessa perspectiva é importante perceber como as ações docentes em um Ambiente Virtual d e Aprendizagem – AVA – podem trazer suporte (scaffolding) à aprendizagem e autonomia do es­tudante. Além da discussão da questão central sobre como a presen­ça docente online potencializa e mobiliza a coconstrução da autonomia do estudante, os diferentes capítulos deste livro focalizam os seguintes temas: A própria estrutura de um AVA pode trazer suporte à presença docente dos professores-tutores e à autonomia do estudante? Qual o pa­pel das relações de negociação entre professor-estudante-conteúdo para a coconstrução de significados? E como ocorrem os processos de canalização cultural em um AVA e qual o seu papel para a construção da autonomia do estudante?

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