Atividade de storytelling: o que é? - Moodle Livre

Sidebar

26
Qua, Fev

Atividade de storytelling: o que é?

Notícias EAD

Apesar do nome estrangeirado, a atividade de storytelling é mais familiar do que pensamos. Mas afinal, o que é storytelling? O termo storytelling, em tradução livre, significa “contação de histórias”, e consiste na técnica de contar uma história de maneira dramatizada, lançando mão de várias técnicas, com o objetivo de transmitir uma mensagem.

Apesar do nome estrangeirado, a atividade de storytelling é mais familiar do que pensamos. Mas afinal, o que é storytelling? O termo storytelling, em tradução livre, significa “contação de histórias”, e consiste na técnica de contar uma história de maneira dramatizada, lançando mão de várias técnicas, com o objetivo de transmitir uma mensagem.

Muito popular como técnica publicitária, a contação de histórias, ou storytelling, vem sendo utilizada também como ferramenta educacional, principalmente na modalidade EAD (Educação a Distância).

A rigor, isto não constitui uma inovação, pois desde tempos remotos, os profissionais da educação, no seu sentido mais amplo, contavam histórias para seus alunos. Um exemplo clássico é o de Jesus Cristo, que transmitia seus ensinamentos através de parábolas.

Mesmo nos tempos modernos, muitos professores em sua prática diária, utilizam técnicas narrativas para prender a atenção dos alunos e fazer com que os fatos narrados fiquem impressos na memória dos mesmos.

Até mesmo em várias igrejas cristãs, muitos pastores utilizam as técnicas do storytelling, como a música de fundo, a voz carregada de emoção e a história dramática conectada à realidade dos ouvintes.

Mas quando estamos falando de storytelling no contexto atual, estamos falando de uma narração que é transmitida por vídeo, mas que não se limita a um professor que conta uma história diante da câmera. É antes uma montagem de gráficos, áudios e vídeos que ilustram e dão sabor à narrativa do professor, sem deixar que este recurso, e devemos sempre pontuar que é um recurso, tome o lugar do processo de ensino-aprendizagem.

COMO TRABALHAR COM STORYTELLING

O primeiro ponto que devemos saber sobre o storytelling é que esta técnica desenvolve a nossa imaginação e nossa capacidade de interpretação. É por este motivo, que a contação de histórias é altamente recomendada no processo educativo, pois além de desenvolver a nossa capacidade intelectual, histórias narradas despertam emoções, e pesquisas apontam a influência das emoções sobre a memória.

Como dito anteriormente, o storytelling não deve se tornar a parte central do processo de ensino-aprendizagem, mas utilizado somente como mais um recurso do mesmo. Neste sentido, se tomarmos por exemplo um curso em modalidade EAD, o storytelling pode ser inserido para dar mais dinamismo e ilustração a um determinado tema que seja mais denso e exija mais atenção, mas não em todos.

TÉCNICAS DO STORYTELLING

Segundo Joe Lambert, diretor-executivo do Centro de Storytelling Digital, são necessários sete componentes para o storytelling:

  • Enfoque do narrador
  • Questão dramática
  • Conteúdo emocional que conecte o aluno à narrativa
  • Frugalidade nos recursos
  • Timing
  • Emocionalidade na voz
  • Trilha sonora para auxiliar a dramaticidade

Por outro lado, existe uma estrutura que deve ser respeitada no storytelling. Assim como numa redação dissertativa, a contação de histórias deve conter: introdução, desenvolvimento e conclusão. A diferença é o storytelling demanda um clímax antes da conclusão.

Os educadores que aplicarem estas técnicas, e principalmente aqueles que oferecem cursos online poderão obter muitos resultados positivos se adicionarem estas técnicas de storytelling às suas aulas.

Fonte: Universia Brasil