É possível cursar bacharelado e licenciatura ao mesmo tempo? - Moodle Livre

Sidebar

09
Qui, Abr

É possível cursar bacharelado e licenciatura ao mesmo tempo?

Notícias EAD

Na hora de escolher uma profissão, muitos fatores são levados em consideração como a instituição, curso, horário, se a graduação é presencial ou EaD e, ainda, se é oferecida nos graus bacharelado ou licenciatura.

Na hora de escolher uma profissão, muitos fatores são levados em consideração como a instituição, curso, horário, se a graduação é presencial ou EaD e, ainda, se é oferecida nos graus bacharelado ou licenciatura.

A principal diferença entre os dois últimos citados acima é a atuação no mercado de trabalho após a conclusão do curso. Enquanto o bacharel pode assumir funções em indústrias, comércios e empresas, o licenciado tem como ocupação exclusiva dar aula para o Ensino Fundamental e Médio.

Dessa forma, o bacharel não pode dar aulas, nem o licenciado atuar fora do ambiente de ensino. Por esse motivo é importante saber o básico sobre cada uma das opções para fazer a escolha que tem mais a ver com os seus objetivos.

Bacharelado
Esse tipo de graduação oferece uma formação que capacita os alunos para atuar em diversas áreas do mercado de trabalho como comércios, indústria e no setor de prestação de serviços.

De acordo com o último levantamento realizado pelo Censo da Educação Superior 2018, essa foi a modalidade com maior número de ingressantes, com mais de dois milhões de matrículas, um aumento de 3% em relação a 2017.

Licenciatura
O curso de licenciatura capacita profissionais para dar aulas para o Ensino Básico. Por isso, além das disciplinas específicas da área escolhida, os alunos também possuem matérias relacionadas à educação como didática, pedagogia e psicologia.

Essa modalidade contou com aproximadamente 700 mil matriculados em 2018, o que representa um crescimento de 8,9% em relação a 2017.

É possível cursar bacharelado e licenciatura ao mesmo tempo?
Sim, é possível cursar uma graduação nas modalidades bacharelado e licenciatura simultaneamente, mas as regras podem variar de acordo com cada instituição de ensino. De forma geral, há duas formas de conseguir um diploma com titulação de bacharel e licenciado:

cursar os dois graus simultaneamente;
cursar bacharelado e depois ingressar em licenciatura e eliminar as disciplinas que já foram cursadas, ou vice-versa.
Dentre os cursos que são ofertados nas duas modalidades, destacam-se Educação Física, Letras, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Cinema e Audiovisual, Física e Matemática.

Para saber qual é o regulamento de uma faculdade sobre dupla titulação é necessário comparecer até a secretaria do curso desejado.

Vale a pena ter duas titulações?
A principal vantagem de ter uma titulação dupla em licenciatura e bacharelado é ter um número maior de possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Sendo assim, o formado pode dar aulas e, além disso, também está habilitado para exercer funções em diversos setores do mercado de trabalho.

Fonte: Revista QB