Por quê usar Games para Aprendizagem?
27
Ter, Jun

Por quê usar Games para Aprendizagem?

Games para Aprendizagem
Notícias EAD
TIPOGRAFIA

O uso de jogos para a aprendizagem ganham cada vez mais destaque e adeptos, porque aprendemos com diferentes ferramentas, mas é especialmente efetivo para a formação. Esta nova forma de aprendizagem torna a formação mais eficiente.

O uso de jogos para a aprendizagem ganham cada vez mais destaque e adeptos, porque aprendemos com diferentes ferramentas, mas é especialmente efetivo para a formação. Esta nova forma de aprendizagem torna a formação mais eficiente.

Dependendo do tamanho da sua empresa, a criação de um programa de treinamento presencial, em sala de aula pode se tornar um pouco complicado, pra não dizer inviável, por muitos motivos, como por exemplo os alunos estarem dispersos geograficamente, e precisarem atravessar o mundo para participar do treinamento em sala de aula, além do tempo “perdido”, os custos vão lá pra cima.


1. Eles aumentam a motivação.
Jogos para aprendizagem: são duas palavras importantes que podem parecer contraditórias. Na verdade, se essas duas palavras porém usadas juntas, de maneira correta, a combinação perfeita!

Os jogos são sempre bem aceitos pelos alunos, porque todo mundo gosta de brincar e se divertir, ainda mais quando você aprende habilidades ao mesmo tempo. Além disso, seus alunos vão querer ganhar no treinamento e ter o melhor resultado possível.

Você também pode adicionar recompensas ao seu treinamento. Isso aumentará ainda mais motivação.

2. Eles ajudam a configurar cenários envolventes.
A coisa mais importante nos jogos para aprendizagem é ter um cenário envolvente. Um cenário é uma combinação de ambientes e personagens que fazem com que os alunos se sintam em um universo real. Eles devem estar familiarizados com o ambiente do jogo para se preocupar com o seu treinamento. Quanto mais próximo da realidade for o cenário, mais os alunos serão envolvidos no treinamento.

3. Eles estabelecem metas educacionais.
Objetivos educacionais são ingredientes importantes de jogos envolventes para a aprendizagem. Será a parte mais importante para permitir que seus alunos ganhem novas habilidades. Quando você cria jogos para aprender, você deve ter estabelecido sua estrutura educacional se você quiser configurar o seu treinamento como um treinamento profissional e não como jogos simples.

4. Eles ajudam a avaliar seus alunos de muitas maneiras!
Uma das principais vantagens dos jogos para aprender em comparação com o treinamento clássico é que você pode avaliar seus alunos de diferentes maneiras. Em um treinamento clássico, você pode avaliar seus alunos por um quiz no final do treinamento, mas é um pouco "erudito" para os profissionais ... especialmente com as novas gerações!

Graças aos jogos para aprender, várias possibilidades são oferecidas a você. Durante o jogo, seus alunos serão confrontados com uma situação virtual que podem enfrentar durante o seu trabalho diário. Eles devem fazer escolhas por o que acaba de acontecer na cena. A avaliação será gerada a partir dessas escolhas. Cada uma de suas escolhas terá conseqüências na próxima cena, em uma abordagem de cenário de ramificação real. Seus alunos podem ir de A para B, tomando muitos caminhos diferentes! No final do jogo, cada aluno terá resultados em cada critério de análise, com feedback personalizado.

Fonte: IBDIN Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional
Publicado em: 12/06/2017