Polidocência na educação a distância - conceito e opinião
18
Sab, Nov

Polidocência na educação a distância - conceito e opinião

Polidocência na educação a distância
Notícias EAD
TIPOGRAFIA

A educação a distância é construtiva, colaborativa, logo o elo que existe entre a equipe pedagógica deve ser firme e forte para um bom andamento no processo de aprendizagem.

A educação a distância é construtiva, colaborativa, logo o elo que existe entre a equipe pedagógica deve ser firme e forte para um bom andamento no processo de aprendizagem.

Bruna Luciana Lopes Valente, 6 de setembro de 2017

A polidocência é um trabalho, uma organização onde pessoas envolvidas com a EAD , seja na elaboração de material didático, acompanhamentos dos estudantes ou com o uso de termos técnicos ou tecnológicos, estão ligadas para promover a aprendizagem.

[...] polidocência, constituída por uma equipe de educadores e assessores que – juntos, porém não na mesma proporção – mobilizam os saberes de um professor: os conhecimentos específicos da disciplina; os saberes didático-pedagógicos do exercício docente, tanto para organizar os conhecimentos da disciplina nos materiais didáticos quanto para acompanhar os estudantes; e os saberes técnicos, para manuseio dos artefatos e tecnologias processuais, para promover a aprendizagem de conhecimentos dos estudantes (MILL et al. 2010).

Mesmo partilhando de objetivos em comum ou objeto final, e sendo reconhecido como membro polidocente, pode existir conflitos entre os autores. Conflitos que podem variar desde a distribuição de tarefas, responsabilidades, autonomia, poder de decisão ou até mesmo de remuneração.

Existe também a questão da adaptação. Visto que o professor não pode executar todas as tarefas sozinho, ele depende de um grupo de profissionais para auxiliá-lo nessa questão. Logo se o professor está habituado ao ensino presencial, ele pode entrar em conflito consigo mesmo sobre os procedimentos que estão sendo executados. O trabalho em conjunto, por exemplo, entre tutor e professor, apensar de ter que acontecer na prática, nem sempre acontece.

Para atingir estes objetivos, é necessário que os docentes responsáveis pela produção dos conteúdos trabalhem integrados a uma equipe multidisciplinar, contendo profissionais especialistas em desenho instrucional, diagramação, ilustração, desenvolvimento de páginas web, entre outros (MEC, 2007).

Como a citação acima diz, para que ocorra a aprendizagem, é necessário uma equipe, pessoas envolvidas com o mesmo intuito, o mesmo propósito.

Existe ainda o que ser feito com relação à regulamentação da polidocência, melhor qualificação entre os profissionais envolvidos e até melhora nos conflitos que podem surgir pode diversas razões. Uma coisa é certa, o envolvimento de cada membro polidocente é essencial para um bom resultado.

Fonte: Administradores