Quatro dicas para criar cursos online eficientes
20
Seg, Ago

Quatro dicas para criar cursos online eficientes

Quatro dicas para criar cursos online eficientes
Notícias EAD
TIPOGRAFIA

Com passos simples, seu projeto na internet pode ser um sucesso

Com passos simples, seu projeto na internet pode ser um sucesso

Redação Agoravale

Com o avanço da tecnologia e, obviamente, da internet, a Educação a Distância tornou-se uma grande aliada do ensino no Brasil. Esse modelo de aprendizagem vem crescendo de maneira avassaladora em nosso país. Este novo formato de ensino, também conhecido como e-learning, é amplamente aplicado por empreendedores digitais, empresas interessadas em disponibilizar treinamentos a seus colaboradores e instituições de ensino, sendo totalmente interativo, dinâmico e acessível a todos.

Para quem deseja ensinar, hoje também é possível criar cursos online e oferecer um conteúdo atualizado, reduzindo gastos com a produção audiovisual. Essa é uma prática cada vez mais popular e bastante vantajosa, tanto para quem ensina quanto para quem aprende. No entanto, como fazer um projeto desses? Confira quatro dicas essenciais para desenvolver uma plataforma incrível e ingressar nesse mercado com pé direito:

1) Planejamento
Planejamento é importante para tudo na vida, não é mesmo? Ainda mais para projetos que você pretende levar como objetivo profissional. Para que sua plataforma EAD seja um sucesso, é preciso traçar um plano estratégico e analisar uma série de fatores:

- Objetivos: alinhe conceitos, propostas e metas. Não se confunda na hora de estabelecer orçamentos, temas, resultados, prazos e margem de lucro desejada: clareza e precisão são fundamentais;

- Conteúdo: determinado o assunto, organize tópicos, conceitos e exemplos para que você possa produzir um curso coerente, relevante, ágil e de fácil aprendizagem. Pesquise de forma cuidadosa e aprofundada sobre o tema escolhido e baseie-se apenas em fontes confiáveis;

- Público-alvo: saiba exatamente com quem você está se comunicando. Conheça os hábitos, a profissão, os hobbies, a faixa etária, as demandas específicas, entre outras características do seu público-alvo. Essa é uma medida essencial para preparar um material assertivo e bem direcionado;

- Analise o mercado e a concorrência: saber como anda o mercado e como se comportam seus possíveis concorrentes são atitudes essenciais para a sobrevivência do seu negócio. Aproveite a análise para oferecer diferenciais e destacar seu curso.

2) Construção
Após organizar o conteúdo, é a vez de voltar os olhos para a construção do curso online. As vídeo-aulas ajudam interagir com o aluno e criam uma atmosfera de sala de aula. No entanto, antes de gravar a aula, crie um bom roteiro com falas e conteúdo, invista em equipamentos e reserve um espaço adequado para a filmagem. É importante também que você também entenda ao menos o básico de softwares de edição. Isso ajuda a poupar tempo e facilita o processo. Busque sempre de adaptar o conteúdo ao público-alvo, além de complementar as aulas online com materiais complementares, como apostilas, filmes, documentários e artigos relacionados ao tema.

3) Divulgação
É fundamental que seu projeto esteja em um ambiente seguro, de fácil acesso e entendimento do usuário, além de detalhamento do material utilizado no curso. Por isso, não hesite em investir em uma plataforma capaz de gerenciar bancos de dados complexos, assim como materiais e ferramentas de avaliação. Uma das melhores do mercado é a EAD Box, onde é possível capacitar colaboradores, vender cursos online, treinar vendedores, diminuir custos e até mesmo otimizar processos. Por meio da plataforma, é possível adicionar materiais como apresentação de Power Point, games e PDFs. Assim, as chances de errar em relação ao público e ao investimento feito são muito menores.

4) Venda
São três modelos diferentes para a vendas dos cursos online:

- Venda de aula: focado em instituições que conseguem manter um padrão em seus conteúdos e trabalham com ele de forma mais específica, em uma única aula;

- Venda do curso: recomendado para quem deseja entender sobre o assunto de maneira mais ampla e profunda;

- Venda recorrente por assinatura: permite que o usuário consuma quantos cursos ou aulas quiser por um preço fixo pago periodicamente.

Fonte: Agora Vale