Como funciona o Moodle presencial da UFOP?
16
Sex, Nov

Como funciona o Moodle presencial da UFOP?

Como funciona o Moodle
Notícias EAD
TIPOGRAFIA

O uso do Moodle é essencial para os cursos de educação a distância, porém várias instituições passaram a utilizar a plataforma como complemento para cursos presenciais.

O uso do Moodle é essencial para os cursos de educação a distância, porém várias instituições passaram a utilizar a plataforma como complemento para cursos presenciais.

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) passou a disponibilizar a Plataforma Moodle para uso em todos os seus cursos de graduação presenciais.

O acesso ao Moodle acontece por meio do portal “Minha UFOP”, nesse portal os alunos têm acesso a várias aplicações tais como, reajuste de matrícula, acesso ao calendário da universidade, horário de aulas, atestado de matrícula, histórico de graduação e outros.

No Moodle presencial da UFOP aparecem todas as disciplinas nas quais cada aluno está matriculado, em cada disciplina (denominada de curso na plataforma) e é possível ver o perfil de todas as outras pessoas que também estão matriculadas em determinadas disciplina e o perfil do professor.

O perfil do aluno no Moodle é personalizável, assim é possível escolher a foto que estará no perfil (não precisa ser a foto da carteirinha de estudante) e inserir informações complementares, tais como: link de redes sociais, descrição, interesses, e-mail, telefone e apelido. A privacidade das informações no perfil fica a critério de cada aluno.

Informações como número de matrícula e nome não são editáveis, se necessário deve-se entrar em contato com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UFOP.

Para cada disciplina/curso que o aluno está inscrito, aparecem as mesmas opções, o professor pode disponibilizar os arquivos da disciplina, pode abrir fóruns de discussão e recolher as atividades via Moodle.

Também estão disponíveis informações como relógio, calendário, mensagens individuais entre aluno e professor, além do responsável também poder enviar mensagens para todos os alunos ao mesmo tempo.

O uso do Moodle para os cursos de graduação presenciais da UFOP não os transformam em cursos a distância ou semipresenciais, já que as regras de frequência continuam as mesmas (mínimo de 75% de frequência presencial para a aprovação em cada disciplina) a Plataforma Moodle é só uma ferramenta a mais para uso dos professores em suas disciplinas.

Por se tratar de uma novidade os professores ainda estão se adaptando, alguns usam o Moodle com muita frequência e outros nem tanto.

Fonte: Quero Bolsa