5 aplicativos para ajudar a controlar o vício em celular
21
Qua, Ago

5 aplicativos para ajudar a controlar o vício em celular

5 aplicativos para ajudar a controlar o vício em celular
Notícias EAD
TIPOGRAFIA

Você é do tipo que antes de abrir um livro para estudar dá uma última olhada no celular que dura três horas?

Você é do tipo que antes de abrir um livro para estudar dá uma última olhada no celular que dura três horas?

Quando você sai com amigos, deixa o celular na mesa e a cada 5 minutinhos dá uma última checada nas mensagens vai que alguém mandou uma notícia bombástica no grupo?

Calma, você não está sozinho! Na verdade, o vício em tecnologia já está chamando a atenção de especialistas há alguns anos. Em 2017, por exemplo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou a compulsão por jogos eletrônicos como um transtorno mental.

A obsessão por celulares e redes sociais ainda não é considerada uma doença, mas já vem sendo apontada como uma possível causa para casos de depressão e ansiedade.

Para evitarmos esses problemas e regularmos o uso dos smartphones, que tal usarmos alguns apps?

Sim, isso é possível. Pensando nisso, a Revista QB selecionou 5 aplicativos que nos ajudam a controlar o vício em celular e, consequentemente, ganhar mais tempo para estudar. Bora ver?

Hold
O aplicativo Hold foca na rotina dos estudantes, que podem se prejudicar com o uso excessivo do smartphone alguém aí se identifica?.

O app dá recompensas aos usuários que ficam sem usar o celular por períodos determinados de tempo. A cada parada de 20 minutos, o dono do smartphone ganha um ponto de recompensa.

Com o acúmulo de pontos, é possível resgatar vantagens (produtos ou serviços) dos parceiros do aplicativo no marketplace do programa.

Disponível para iOS e Android.

Siempo
O app Siempo substitui a tela de início por uma interface mais humana, com menos detalhes e distrações - ou seja, ele vai na contramão do design das redes sociais e dos aplicativos que são criados justamente para nos motivar a usá-los cada vez mais.

Quando o aparelho é ligado, é disponibilizado somente um campo para o usuário digitar o que deseja fazer. As redes sociais e as lojas de aplicativos são bloqueadas e os programas como agenda, bloco de notas, previsão do tempo e mapas continuam liberados.

Também é possível configurar o smartphone para enviar notificações em uma configuração específica (somente a cada meia hora ou uma vez ao dia, por exemplo).

Disponível para Android.

Dinner Mode
O Dinner Mode ou Modo Jantar é focado em ajudar a diminuir o uso do celular durante as refeições.

O app bloqueia o acesso a apps por períodos de 15 minutos, 30 minutos ou 1 hora, de acordo com a escolha do usuário. Ele envia notificações de comemoração quando os períodos são cumpridos e notifica quando são descumpridos.

Disponível para iOS.

Onward
O Onward foi criado em parceria com a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e usa inteligência artificial na tarefa de reduzir o uso dos smartphones.

Ele calcula quanto tempo o usuário passa por dia no celular e disponibiliza um balanço de tempo consumido em cada atividade (por exemplo, 3 horas com redes sociais, 2 horas com entretenimento, 1 hora com notícias, 5 horas com comunicação, entre outras).

O app também disponibiliza um bot que se comunica com os usuários e funciona como um coach virtual.

Disponível para iOS. Em breve, para Android.

Forest
O Forest funciona como um jogo no qual o objetivo é ajudar a alimentar uma árvore. Na medida em que o usuário deixa de usar sites e aplicativos, a planta cresce. Dependendo do desempenho, é possível criar uma floresta completa.

O mais legal disso tudo é que, ao utilizar o aplicativo, as árvores do mundo virtual transformam-se em mudas no mundo real.

O projeto em parceria com a organização Trees for the Future (Árvores para o futuro) já ajudou a plantar mais de 300 mil árvores.

Disponível para Android e iOS.

Fonte: Quero Bolsa