Mitos e verdades sobre o EAD
24
Qua, Abr

Mitos e verdades sobre o EAD

Mitos e verdades sobre o EAD
Notícias EAD
TIPOGRAFIA

Modalidade é acessível e flexível, mas exige um perfil específico de estudante.

Modalidade é acessível e flexível, mas exige um perfil específico de estudante.

O Ensino a Distância é um dos setores da educação em maior ascensão no Brasil. O tema integrou o debate público recentemente após o presidente Jair Bolsonaro dizer que quer levar educação a todos os municípios brasileiros por meio do EAD. A modalidade é popular por ser mais acessível do que os cursos presenciais, facilitando o acesso a pessoas com dificuldade de locomoção, além de auxiliar aqueles que não têm tempo suficiente para se deslocar a um polo presencial de ensino.

Com a iminência do debate em torno deste tema, surgem várias afirmações sobre essa modalidade. Abaixo, confira alguns mitos e verdades sobre o EAD:

1. Profissionais formados no EAD são desvalorizados.

Mito. Os profissionais formados pelo Ensino a Distância são tão capazes quanto os graduados em cursos presenciais. O diploma também possui a mesma validade, já que os cursos de nível superior oferecidos nessa modalidade são autorizados pelo Ministério da Educação. Os estudantes formados em cursos a distância também contam com um perfil diferenciado e valorizado pelo mercado, como autonomia e capacidade de organização, fatores exigidos para quem opta por esta modalidade.

2. Cursos práticos funcionam melhor no ensino presencial

Verdade. O Ensino a Distância funciona perfeitamente com cursos mais teóricos, apesar de existirem diferentes graduações com aulas virtuais, como é o caso da engenharia mecânica. No entanto, nesse caso, o estudante é obrigado a frequentar os laboratórios da instituição com maior frequência. O setor de saúde também se posiciona contra o oferecimento de Ensino a Distância para o curso de medicina, por exemplo.

3. Não existe interação social no EAD

Mito. As aulas são realizadas de forma virtual, mas isso não significa que não haja interação social. As boas plataformas disponibilizam fóruns de discussão e espaço para troca de informações e mensagens entre os alunos. Além disso, os cursos propõem atividades em grupo e, por vezes, facilitam interações nos polos presenciais de ensino. Portanto, é totalmente possível se comunicar com os outros colegas que fazem o mesmo curso que você.

4. Cursos EAD são mais acessíveis e flexíveis

Verdade. Os cursos à distância costumam ser mais baratos do que os cursos presenciais porque o material é disponibilizado exclusivamente pela internet e não há necessidade de espaços físicos para a realização das aulas. O Ensino a Distância também é mais flexível, à medida em que o estudante pode escolher seu melhor horário para estudar e em qual dia da semana isso acontecerá. Essas são vantagens muito grandes para quem trabalha ou têm compromissos que impedem a participação em cursos presenciais.

5. Qualquer pessoa pode fazer EAD

Mito. Apesar do Ensino a Distância ser extremamente acessível, existem alguns perfis de estudantes que se adaptam melhor à modalidade. É preciso ter disciplina para criar um cronograma de estudos e não ficar atrasado na matéria. Apesar da flexibilidade, os cursos também estabelecem datas para a entrega de atividades. Se você for aquele aluno que deixa tudo para a última hora ou se distrai facilmente com as redes sociais, pode ser que o Ensino a Distância seja extremamente exaustivo para você.

Fonte: Divulgação