Como colocar o curso EAD no currículo?
27
Qui, Jun

Como colocar o curso EAD no currículo?

Como colocar o curso EAD no currículo?
Notícias EAD
TIPOGRAFIA

O ensino a distância possui a mesma validade que o ensino presencial e a entrevista pode ser o melhor momento para demonstrar os benefícios desta modalidade.

O ensino a distância possui a mesma validade que o ensino presencial e a entrevista pode ser o melhor momento para demonstrar os benefícios desta modalidade.

O ensino a distância (EAD) ganhou muita popularidade nos últimos anos no Brasil. Algumas estimativas, inclusive, indicam que essa modalidade vai ultrapassar o ensino presencial no número de matrículas até 2023. Os cursos EAD acontecem por meio de uma plataforma online e o estudante pode fazer as aulas de qualquer lugar com internet. A facilidade de acesso, flexibilidade de dias/horários e mensalidade mais barata auxiliam aqueles que não podem se graduar por meio de um polo presencial de ensino.

Apesar de toda a popularidade, ainda existem muitos mitos e dúvidas sobre os cursos EAD. Uma delas é sobre a qualidade da graduação e como colocá-la no currículo. Primeiro, é muito importante entender que o MEC (Ministério da Educação) tem o mesmo rigor técnico com ambas as modalidades. Isso quer dizer que todo curso de ensino superior passa por uma avaliação antes de ser aceito e validado pelo ministério.

Portanto, se a dúvida for em relação à validade desse tipo de curso, você pode ficar tranquilo. Além de analisar o corpo docente e as grades curriculares, o MEC também realiza avaliação com os estudantes por meio do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). De acordo com esses e outros critérios, os cursos mal avaliados são impedidos de funcionar, sejam eles presenciais ou à distância. O mesmo processo acontece com os cursos de pós-graduação e especialização.

Quando for colocar o curso no currículo, faça da mesma forma como se fosse um curso presencial: em destaque, logo após os dados pessoais. Já os cursos de especialização podem constar abaixo. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) não faz nenhuma distinção entre a modalidade dos cursos no diploma. Portanto, não é necessário colocar essa informação nas suas informações profissionais.

Fui chamado para a entrevista, e agora?

Nada de pânico! A entrevista é um processo fundamental para demonstrar suas qualidades. Além de vestir-se apropriadamente, com uma camisa e um sapato social, por exemplo, é fundamental estar preparado para responder ao que for solicitado.

Se for perguntado sobre a faculdade e a graduação, não sinta vergonha em falar sobre o curso a distância. Além de explicar por que você escolheu essa modalidade, também é extremamente válido ressaltar as qualidades e competências desenvolvidas por meio das aulas virtuais. No ensino a distância, o estudante precisa ter muito mais organização, afinal, o tempo precisa ser corretamente controlado e organizado junto ao cronograma de estudos.

Dependendo da empresa, habilidades de gerenciamento e autocontrole serão muito bem vistas e um diferencial na hora da contratação. Portanto, saiba se vender e mostrar suas qualidades, inclusive as desenvolvidas durante o curso a distância. Com essas dicas, será muito mais simples lidar com a insegurança, além de derrubar barreiras e quebrar certos mitos.

Fonte: Divulgação