4 dicas para chegar ao fim de um curso EAD
20
Sab, Jul

4 dicas para chegar ao fim de um curso EAD

4 dicas para chegar ao fim de um curso EAD
Notícias EAD
TIPOGRAFIA

No início é bastante empolgante começar um curso a distância, mas como manter o ânimo com o passar dos semestres?

No início é bastante empolgante começar um curso a distância, mas como manter o ânimo com o passar dos semestres?

Não é novidade que os cursos EAD estão em alta no Brasil e têm sido muito buscados por quem deseja fazer sua primeira graduação ou até mesmo pós-graduação online. Com fácil inscrição e valor da mensalidade mais baixo, muitas pessoas enxergam no ensino a distância a oportunidade de se especializar em uma área e se preparar eficazmente para o mercado de trabalho.

No entanto, apesar de todos os benefícios que o EAD proporciona a seus adeptos, uma questão é simplesmente indispensável ao candidato: disciplina. Uma vez que estudar sozinho não é tão simples, o aluno precisa separar um tempo diário e criar uma rotina de estudos para se sair bem. Confira, agora, quatro dicas para conseguir chegar até o fim de um curso EAD sem dores de cabeça:

Separe um ambiente de estudo. Ter um ambiente ideal de estudo é fundamental para quem deseja ter um bom desempenho em sua graduação ou pós-graduação EAD. Esse local deve ser destinado exclusiva ou majoritariamente para seu momento de vídeoaula e atividades, sendo importante desligar-se de aparelhos eletrônicos e quaisquer outros tipos de distrações. O horário para estudo também deve ser estipulado antes e seguido fielmente, pois com uma rotina estabelecida o organismo se habitua mais facilmente à nova atividade.

Observe e cumpra os prazos. Prazos e deadlines são prioridades quando se faz um curso EAD. Afinal, essa também é uma forma de avaliação já que a aula não é presencial. Esse ponto deve ser analisado com precisão, pois a procrastinação é um hábito perigoso para quem estuda em casa. Há especialistas que indicam dobrar a quantidade de matéria ao perder um dia de curso. Isso porque, com o passar do tempo, o acúmulo de informações será tão grande que não será possível dar conta do que ficou para trás.

Faça uso do fórum virtual. Todo curso EAD de graduação e pós-graduação conta com um ambiente virtual para o aluno tirar suas dúvidas e interagir com outros estudantes. No entanto, essa plataforma acaba sendo ignorada por parte dos estudantes que não entendem o real valor desse contato. Muito mais do que tirar dúvidas com os professores, o fórum virtual ajuda no alinhamento de expectativas e favorece o conhecimento de outros alunos que também estão fazendo o curso.

Não perca provas e atividades presenciais. Por último e muito importante, para concluir o curso EAD é fundamental cumprir todas as provas e atividades presenciais. Antes de ingressar em uma graduação ou pós-graduação a distância, é necessário conhecer toda a política do curso e/ou da universidade. Quantas aulas presenciais há no currículo? Quantas provas há durante o curso? Qual a minha disponibilidade para me deslocar até o polo presencial mais perto? Com essas questões devidamente consideradas, será mais simples se preparar e manter as datas no controle para participar de todas as exigências e se formar sem dificuldades.

Saiba mais sobre o Moodle, desde customização, inscrição de alunos, criação de cursos à gamificação! 

Curso Moodle para Professores e Administradores: https://seumoodle.com.br/

Facebook: www.facebook.com/moodlelivre
Youtube: www.youtube.com/moodlelivre
Instagram: @moodlelivre
Linkedin: www.linkedin.com/company/moodlelivre

Obrigado, 

Marcelo Claro