20 Dicas para estudar a distância e ter sucesso nos cursos EAD - Moodle Livre

Sidebar

16
Qua, Out

20 Dicas para estudar a distância e ter sucesso nos cursos EAD

Notícias EAD

Conhecido como um dos avanços tecnológicos mais práticos, dentro do âmbito educacional, a possibilidade de estudar a distância garante flexibilidade e praticidade na hora de realizar uma graduação.

Hoje, a modalidade EAD tem o mesmo peso que a presencial, entretanto, o primeiro ponto a ser avaliado é saber se instituição de ensino é credenciada pelo MEC. Depois disso, é só fazer matrícula e seguir as 20 dicas que separamos neste artigo!

Dicas úteis para estudar a distância

#1 – Organize a sua rotina
Ser organizado é o tipo de tarefa que vai exigir algumas mudanças do seu comportamento, e se você optou por um curso EAD, é aí que a sua capacidade de planejamento será posta a prova. Então, para garantir um bom desempenho na hora de estudar a distância, a melhor dica é começar anotar todas as tarefas e metas estipuladas. Você pode fazer isso por meio de agendas, planilhas do Excel e, até mesmo, com aplicativos móbile, o Evernote é uma boa sugestão!

#2 – Seja disciplinado
A disciplina é aquele tipo de característica inerente quando queremos ter sucesso em algo, por isso, ela será indispensável durante todo o seu curso a distância.

Mas o que será que torna uma pessoa disciplinada?

Bom, a resposta para essa pergunta é simples, para ser uma pessoa disciplinada será necessário ter em mente as seguintes atitudes: focar, anotar e fazer. Quando aplicadas, você verá que essas três atitudes resultarão em uma produtividade maior, além disso, é importante que elas sempre estejam dentro do prazo.

#3 – Cumpra os prazos
Leu a dica anterior? Se sim, você está pronto (a) para entender tudo no que se refere aos prazos. Sabe aquele trecho da música da Pitty “Não deixe nada pra depois, não deixe o tempo passar”? Então, é justamente sobre isso que se tratar a ação de cumprir prazos. Com correria do dia a dia o tempo é cada vez mais valioso. E por essa razão, a forma como você administra o seu, refletirá na qualidade do desempenho das suas atividades. Por isso, não deixe para amanhã o que você pode fazer já, caso o contrário você terá muitas dores de cabeça e tarefas acumulados.

#4 – Não subestime os cursos EAD
Há muitas pessoas que caem no engano de que os cursos EAD são mais fáceis. Porém, assim que começam nessa modalidade, acabam tendo um verdadeiro baque. Isso porque, estudar a distância é cumprir prazos, que quando não seguidos podem resultar na sua reprovação, ou seja, a famosa D.P.

#5 – Faça perguntas
É comum que as instituições de ensino a distância ofereçam fóruns para discussão e perguntas. E como a melhor forma de aprender é perguntando, não economize na hora de tirar as suas dúvidas!

Fora isso, esse tipo de hábito pode aproximar você dos seus colegas e professores, garantindo assim mais produtividade e qualidade para o seu aprendizado.

#6 – Faça o seu cronograma
A flexibilidade de horários é um dos pontos que mais influenciam para a escolha de um curso EAD. Mas antes de partir para essa modalidade, a primeira coisa que deverá ser levada em consideração é a sua rotina. Por esse motivo, o mais importante é analisar bem todos os horários disponíveis e a partir deles criar um cronograma, visando os períodos reservados para assistir aulas, realizar as tarefas e estudar.

#7 – Estude em um lugar calmo
Os ruídos de comunicação são um dos principais fatores que prejudicam a qualidade de qualquer aprendizado. Então, para não sofrer com esse problema, depois de ter criado o seu cronograma de estudos, reserve um lugar calmo dentro da sua casa, e blinde esse ambiente de interrupções.

#8 – Evite distrações
Se ao ler essa dica a primeira coisa que lhe veio à cabeça foi alguma rede social, você já sabe o que evitar nas suas horas de estudo. Contudo, as distrações que podem distanciar você do seu objetivo são as mais variadas e, nesse caso, o importante é identificar cada uma delas para que assim essa problemática não seja algo tão complexo de se resolver.

#9 – Saiba qual modalidade a distância combina com você
Os cursos na modalidade EAD são divididos entre a distância e semipresenciais. Na modalidade à distância, a carga horária presencial mínima é de 20%, sendo assim os encontros presenciais obrigatórios podem ser tanto mensais como semestrais. Já na modalidade semipresencial há uma necessidade maior de atividades práticas, que só podem ser realizadas presencialmente.

#10 – Conheça a plataforma do seu curso
Como boa parte do seu ambiente acadêmico será virtual, conhecer bem a plataforma do curso é uma ótima dica para manter as suas atividades em dia. Portanto, antes começar o a estudar a distância fuce na sua plataforma, pois é ela acompanhará você até o final.

#11 – Pesquise sobre o seu curso
Você realmente tem certeza sobre o curso que deseja realizar a distância? Acredita ter o perfil certo para futura profissão?

Essas perguntas podem parecer batidas, mas saiba que respondê-las é indispensável. Já que, o curso a EAD cobrará muito da sua disciplina e capacidade de organização, por isso estudar algo que tenha a ver com a sua personalidade e anseios profissionais, é um ponto determinante para saber se o seu tempo será gasto de maneira inteligente.

#12 – Pesquise sobre a faculdade
São várias a as instituições de ensino que hoje oferecem cursos EAD. Mas, como quantidade não é sinônimo de qualidade, antes de prestar o vestibular, pesquise sobre quais intuições são as mais indicadas nesse segmento.

#13 – Faça uma comparação entre a modalidade EAD e a presencial
Se você trabalha e tem filhos, é bem provável que o que irá influenciar na escolha de um curso a distância é a flexibilidade de horários. Mas como cada caso é um caso, essa avaliação será diferente de pessoa para pessoa. Por isso, é válido levantar todos os prós e contras.

#14 – Tenha mais autonomia
Nessa modalidade o contato com o professor sempre acaba acontecendo em dias determinados da semana. Por isso, não espere que o professor pergunte se há alguma dúvida e vá com as suas perguntas na ponta da língua.

#15 – Esteja com seus recursos tecnológicos em dia
Ter um bom computador e uma boa conexão com a internet é o básico para fazer uma graduação à distância. E se você o que você tem pode prejudicar a sua jornada, é bom considerar a troca por um aparelho novo.

#16 – Tenha um bom relacionamento com os colegas de sala!
Engana-se aquele que acha que o curso EAD é solitário, pois nessa modalidade, também, há trabalhos em grupos, a diferença é que os seus colegas de sala podem residir em outros estados do Brasil. Por essa razão, ter uma boa relação com seu grupo irá garantir melhores resultados na hora de fazer um trabalho.

#17 – Evite faltar
Os motivos podem ser os mais variados possíveis, mas caso seja por algum problema como suspensão da internet por falta de pagamento é bom você priorizar esse boleto, assim como a conta de luz e água.

#18 – Crie estratégias
Quando falamos sobre estratégias em relação às práticas de estudo, seja para modalidade presencial ou EAD, o ponto principal é traçar um plano que evite com que as suas tarefas fiquem prontas encima do prazo. Assim quando você tiver que entregar o seu trabalho de conclusão de curso já estará preparado o suficiente para uma rotina que não é fácil.

#19 – Tenha uma meta!
A sua meta é entrar para mercado de trabalho assim que terminar a faculdade? Seguir carreira acadêmica? Fazer um curso de extensão fora do país?

Seja qual for não se esqueça dos seus objetivos, pois serão eles que alimentarão a sua dedicação.

#20 – Descanse
Por fim não abra mão do seu lazer e dedique um período da semana apenas para descansar e aproveitar o seu dia. Só assim você terá energia o suficiente para por em prática todas as nossas dicas.

E aí, acha que essas dicas foram úteis para você estudar a distância?

Fonte: Via Carreira