Educação a Distância (EaD): Confira as vantagens e desvantagens - Moodle Livre

Sidebar

09
Qui, Abr

Educação a Distância (EaD): Confira as vantagens e desvantagens

Notícias EAD

A tecnologia pode abrir grandes portas, não é mesmo? Hoje em dia, as possibilidades de estudar e ter um diploma melhoraram bastante com os cursos de Educação a Distância (EaD).

por Natália Plascak Jorge em 16/02/17

Várias pessoas têm aproveitado essa oportunidade. O último Censo da Educação Superior, divulgado no ano passado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostrou que as matrículas no ensino a distância estão aumentando nos últimos anos.

Apesar disso, muita gente ainda fica em dúvida de fazer uma faculdade ou até mesmo algum curso de atualização a distância. Já falamos aqui na Revista QB sobre como funcionam os cursos EaD, mas para entender melhor essa realidade, você pode conferir abaixo as vantagens e as desvantagens dessa modalidade de ensino.

Vantagens do EaD
A EaD pode ser a melhor opção para aqueles que querem melhorar o currículo e subir na vida, conquistando cada vez mais na carreira profissional.

A modalidade a distância é uma ótima opção para aqueles que vivem uma rotina agitada. Além de cuidar dos filhos, da casa, do marido, da esposa e trabalhar, quem ainda precisa fazer faculdade pode organizar melhor seus horários para estudar, aproveitando qualquer tempo livre.

A economia de tempo com deslocamentos também pode ser considerada uma grande vantagem. Você pode estudar no conforto da sua casa sem ter a necessidade de percorrer grandes distâncias.

Outro ponto importante é a grana que se economiza. Geralmente, os cursos são mais baratos que os presenciais. Assim, o investimento no futuro fica mais em conta.

Em alguns casos, as aulas práticas em laboratório e outras atividades presenciais podem ser feitas em um polo presencial. O acesso ao acervo das bibliotecas também é liberado em algumas faculdades.

A melhor parte é que o diploma de um curso EaD é igualmente reconhecido pelo MEC, assim como dos cursos presenciais.

Desvantagens do EaD
As desvantagens podem ser consideradas relativas, já que o que pode ser ruim para você pode não ser para outra pessoa.

Os maiores desafios enfrentados estão relacionados à disciplina e à organização. O resultado depende muito de você e da sua determinação. Por mais que exista um tutor para ajudar nas atividades, você é responsável por administrar seu tempo e suas entregas de trabalho.

A interação com os colegas de turma é um pouco menor, já que ela acontece apenas em um ambiente virtual de aprendizagem nas atividades em grupo ou nas videoconferências.

Fique de olho
Em algumas faculdades, é necessário se dirigir ao polo de apoio presencial para fazer as provas ou até mesmo apresentar os trabalhos.

Você pode pesquisar a regularidade das instituições e do polo de apoio presencial acessando o Siead – Sistema de Consulta de Instituições Credenciadas para Educação a Distância e Polos de Apoio Presencial.

Fonte: Revista QB
Publicado em: 17/02/2017