Como funciona um curso a distância? - Moodle Livre

Sidebar

16
Qua, Out

Como funciona um curso a distância?

Notícias EAD

Entenda as diferenças entre os cursos a distância e saiba qual é a melhor opção para você.

Os cursos a distância têm permitido que muitos brasileiros consigam realizar o sonho de um diploma. A qualificação exigida para alcançar novas oportunidades no mercado de trabalho fica muito mais simples quando pode ser feita sem sair de casa e com horários mais flexíveis, principalmente para quem não dispõe de muito tempo ou mora mais afastado de instituições de ensino.

Apesar da popularização de cursos EAD, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o funcionamento e se são realmente uma boa opção.

No caso da educação formal, o Ministério da Educação é o principal responsável pela qualificação dos cursos, tanto presenciais quanto a distância, oferecendo a autorização para que eles funcionem e sejam reconhecidos no mercado. Ou seja, se um curso já existe com aprovação do MEC, você pode confiar que seus estudos serão reconhecidos também no mercado de trabalho. Saiba mais sobre os cursos a distância e descubra qual é a melhor opção para você!

Tipos de curso a distância

Até mesmo os cursos presenciais têm adotado a oferta de disciplinas a distância. Isso tem tornado as mensalidades mais baratas, além de conceder uma maior flexibilidade para que os alunos consigam desempenhar outras funções, enriquecendo ainda mais o seu currículo acadêmico.

Há também a opção de curso semipresencial. Nesse caso, existe um equilíbrio entre as disciplinas que são oferecidas online e as que são presenciais. Essa é uma boa opção para os cursos que demandam muitas atividades práticas, com a ajuda de um professor ou tutor.

Por fim, há os cursos que são exclusivamente a distância. Dependendo do nível, será necessário apenas que o aluno compareça à unidade em que está matriculado para realizar provas e exames obrigatórios, como acontece no caso da graduação ou pós-graduação.

O que você precisa para ingressar num curso a distância?

Além dos requisitos para ingressar no curso, que são estipulados pelo MEC, você também precisa dispor de tempo para estudar por conta própria. Afinal, é importante que o aluno mantenha disciplina para que no final de cada período não se sinta sobrecarregado por ter acumulado conteúdos e atividades.

É necessário também ter acesso à internet, para que possa receber os conteúdos do curso e assistir às aulas, principalmente quando elas são oferecidas ao vivo por um professor que fica disponível apenas por um horário limitado.

Como escolher um curso a distância?

Quando você já tiver decidido qual é o curso de sua preferência, é o momento de pensar sobre as suas condições e limitações. Se você é um aluno que prefere o contato com outros colegas e professores, ainda que não disponha de muito tempo para frequentar as aulas todos os dias, a opção semipresencial é a mais indicada.

Mas, se seus horários são mais apertados e você não tem como se locomover durante a semana até a unidade de ensino, o curso a distância completo pode ser a alternativa mais segura para que você consiga se graduar ou pós-graduar.

Fonte: Divulgação