Enem: 5 dicas para melhorar a redação estudando em casa - Moodle Livre

Sidebar

06
Seg, Abr

Enem: 5 dicas para melhorar a redação estudando em casa

Notícias EAD

A nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) corresponde a 20% do resultado final e, em outros vestibulares, a produção textual pode ter uma importância ainda maior em alguns processos seletivos.

A nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) corresponde a 20% do resultado final e, em outros vestibulares, a produção textual pode ter uma importância ainda maior em alguns processos seletivos.

A média do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por exemplo, é calculada pesos, em que cada curso estabelece pesos específicos para cada área avaliada durante o Enem. Em 2020, 40 cursos, distribuídos em sete universidades, deram peso máximo para a redação.

Por isso, é muito importante ter domínio da produção textual! Para te ajudar a manter o os estudos em dia, a Revista Quero consultou Carolina Achutti, professora de redação do Descomplica, que listou cinco dicas para melhorar a redação estudando em casa:

1 - Escreva muito
Como diria o filósofo Aristóteles, "é fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer". Ou seja, para aprender, é preciso praticar! No caso da redação, isso se torna ainda mais importante, pois, conhecendo novos temas, é possível dominar as técnicas de escrita.

A dica da professora é manter um cronograma frequente para possuir uma rotina de estudo.

2 - Leia bastante
Além da prática, é preciso aumentar o seu repertório cultural para conseguir realizar mais conexões durante o texto, e isso é possível a partir da leitura! Ao ler diariamente, você também compreende cada vez mais a norma culta da escrita.

3 - Aprenda com seus erros
Na última semana, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o espelho de redação do Enem 2019. Nele, constam as vistas pedagógicas, em que os corretores apontam as justificativas pela nota concedida. Aproveite essa oportunidade para tirar proveito dos seus erros.

"Em momento algum jogue fora seus textos anteriores. Guarde-os e refaça de tempos em tempos, até que eles fiquem perfeitos, dentro de todos os critérios estabelecidos", aconselha Carolina Achutti.

4 - Mantenha círculos de estudos com amigos
É possível aprender com amigos! Uma opção é participar de grupos de estudo em redes sociais, assim a troca de conhecimento fica muito mais fácil.

Saiba mais: Cursinho suspenso pelo coronavírus? Veja como estudar para o vestibular em casa
A professora de redação do Descomplica sugere que os vestibulandos troquem textos com conhecidos que também estejam estudando: "ler outras abordagens e corrigir o texto de um amigo te ajudam a praticar cada vez mais. Além disso, existem sites que publicam espelhos de redações e permitem que você analise os conteúdos produzidos por outras pessoas, avaliando os pontos fortes e fracos de cada um."

5 - Mantenha-se atualizado
Desenvolva o hábito de manter uma leitura diária das notícias sobre o Brasil e o mundo. Afinal, essa é uma peça-chave para conseguir discutir sobre qualquer assunto cobrado na redação, além de ser uma ótima oportunidade para aprender a propor boas intervenções.

Fonte: Revista QB