Moodle Livre

Sidebar

09
Qui, Abr

Dúvidas e anseios dos alunos de EAD sobre o curso

Notícias EAD

O número de cursos e Instituições de Ensino Superior do módulo EAD estão crescendo cada vez mais no Brasil, mas é preciso aprofundar um pouco mais o conhecimento de todos nesta modalidade de estudo para diminuir o preconceito, e deixar claro os motivos que levam as pessoas a escolher estes cursos a distância ao invés dos presenciais.

Os cursos EAD estão cada vez mais presentes nas universidades, cada vez aparecendo mais para a sociedade brasileira, e ainda sim há muito desconhecimento sobre este tema. As pessoas tendem a ser tradicionais e conservadoras, não aceitar mudanças e inovações com facilidade, estar sempre desconfiadas com novas tecnologias e o uso feito delas. No Ensino a Distância isso acaba atrapalhando o profissional formado nesta modalidade e talvez até o mercado, que pode estar perdendo alguma pessoa talentosa por causa do preconceito de sua formação.

Este é o maior medo dos graduandos e futuros ingressantes dos cursos a distância, sofrer preconceito e ficar desempregado por ter estudado e se formado na Modalidade a Distância . Mas no diploma do estudante, não diz nada sobre modalidade de estudo, o diploma de um formando a distância não difere em nada de um diploma de quem se formou normalmente na Modalidade Presencial . Tudo o que o profissional formado a distância quer é poder trabalhar nas mesmas empresas, ganhando o mesmo salário, com o mesmo reconhecimento de quem se formou na modalidade in loco (presencial).

Às vezes a pessoa quer estudar, mas por questões de localidade ou por problemas financeiros acaba tendo esta como sua única maneira de progredir, e consequentemente sendo algumas vezes vítima de preconceito injustamente. A própria palavra nos indica, pré conceito, opinião sem fundamento. É necessário estudar mais afundo o tema, ver os motivos que levam as pessoas a fazer o curso nesta modalidade, perceber que elas desenvolvem muito mais rápido habilidades que o Mercado de Trabalho requer logo de início como disciplina, organização e seriedade. E assim os futuro ingressantes nesta modalidade de estudo começam a se questionar, e nós respondemos:

A estrutura curricular é a mesma?
Sim, o que muda é que as aulas são dadas em sua maioria através de um Ambiente Virtual de Aprendizado, onde também há a interação entre os alunos e professores, assim como o processo do ensino e aprendizado de tirar dúvidas. E há aulas em laboratórios nos Pólos de Apoio , e provas e trabalhos online e presenciais. Pólo de Apoio é uma Instituição localizada em uma cidade perto de onde moram algumas pessoas que façam o curso, é o local de encontro dos estudantes para as aulas, provas, trabalhos e laboratórios presenciais caso o curso tenha alguma dessas atividades.

Como é o reconhecimento do diploma?
No diploma de uma pessoa formada no Módulo a Distância , não diz nada a respeito do curso ou da faculdade não ser presencial, sendo assim, nada há de diferente do diploma de alguém formado em um curso presencial.

O curso é mais fácil ou não é?
Podem haver Instituições em que o curso é de baixa qualidade como também há a possibilidade de haver Instituições em que um curso presencial também é assim. O importante é a Instituição e o curso serem reconhecidos pelo MEC ( Ministério da Educação ). E além disso um curso a distância geralmente tem algumas dificuldades que se superadas, trazem ao estudante mais disciplina, organização e responsabilidade.

A qualidade pode ser igual?
Definitivamente sim. Os cursos a distância são ministrados de maneira diferente, mas isso não impede que a qualidade do curso seja a mesma, o que vai determinar a qualidade dos conhecimentos do aluno é seu próprio empenho. Os alunos de EAD tem na maioria das vezes por principal objetivo, fazer esta modalidade justamente para conseguir conciliar suas horas de estudo com outras atividades, vencer a barreira da distância e realizar um curso mais barato que o presencial, e todos terão esses almejos saciados. Sendo assim, os alunos e futuros ingressantes destes cursos podem ficar tranquilos pois seus anseios serão recompensados e seus currículos analisados de maneira justa.

Fonte: Terra Educação
Publicado em: 18/08/2016

Joomla SEF URLs by Artio