Moodle Livre

Sidebar

16
Qua, Out

Machado de Assis: obras são disponibilizadas para download gratuito

Notícias EAD

Machado de Assis é um dos maiores nomes da Literatura da língua portuguesa. Sua obra é recheada de clássicos que fazem parte da lista de leitura de muitas gerações de brasileiros, dos mais jovens aos mais velhos.

2019 marcou os 180 anos do escritor, que nasceu em 1839, no Rio de Janeiro. Seu primeiro poema, "Ela", foi publicado em 1855 e, desde então, escreveu obras que viriam se tornar leitura para os amantes da Literatura.

Toda a obra que Machado de Assis publicou em seus 69 anos de vida pode ser lida gratuitamente na internet. Desde os livros mais conhecidos, como "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Dom Casmurro", "Quincas Borba" e "Ressurreição", contos famosos, como "O Alienista", até poesias, crônicas, teatro, críticas, traduções e miscelâneas.

Tudo organizado cronologicamente e disponível para download gratuito em um portal, feito em homenagem a Machado de Assis na época em que sua morte, ocorrida em 1908, completava 100 anos.

O projeto foi criado por uma parceria entre o Portal Domínio Público, que possui a biblioteca digital do Ministério da Educação, e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O portal conta também com uma seção que traz "Machado por seus contemporâneos", com visões sobre Machado de outros escritores que viveram naquela época, como José Veríssimo e Euclides da Cunha. É possível ler "A Última Visita", onde Euclides conta no Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro, sua última visita ao poeta, na noite de sua morte:

"Na noite em que faleceu Machado de Assis, quem penetrasse na vivenda do poeta, em Laranjeiras, não acreditaria que estivesse tão próximo o triste desenlace da sua enfermidade. Na sala de jantar, para onde dava o quarto do querido mestre, um grupo de senhoras - ontem meninas que ele carregava nos braços carinhosos, hoje nobilíssimas mães de famílias -­ comentavam-lhe os lances encantadores da vida e reliam­-lhe antigos versos, ainda inéditos, avaramente guardados nos álbuns caprichosos." Euclides da Cunha

O site ainda mostra uma cronologia de sua vida, do nascimento à morte de Machado de Assis. Teses, dissertações e vídeos sobre a obra do escritor também fazem parte do conteúdo disponível.

Clique no link a seguir para acessar a obra completa de Machado de Assis.machado.mec.gov.br/

Fonte: Quero Bolsa

Joomla SEF URLs by Artio