Como implantar EAD (ensino a distância) na sua empresa, escola ou universidade
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Sab, Nov

Como implantar EAD (ensino a distância) na sua empresa, escola ou universidade

Como implantar EAD na sua empresa, escola ou universidade
Tutoriais e Dicas Moodle
TIPOGRAFIA

EAD é uma das maneiras de atender alunos de qualquer lugar do mundo seja para treinar, ensinar, capacitar, enfim, não importa o termo, o alcance é imensurável. Além desta enorme melhoria na qualidade, no alcance, também é possível reduzir custos. Vamos falar sobre os passos de ‘Como implantar Ead (Ensino a Distância) seja na sua escola, empresa ou universidade’.

EAD é uma das maneiras de atender alunos de qualquer lugar do mundo seja para treinar, ensinar, capacitar, enfim, não importa o termo, o alcance é imensurável. Além desta enorme melhoria na qualidade, no alcance, também é possível reduzir custos. Vamos falar sobre os passos de ‘Como implantar Ead (Ensino a Distância) seja na sua escola, empresa ou universidade’.

1. Preparação
É uma grande mudança e muito significativa para todos - empresas, universidades e quaisquer outras instituições de ensino. O EaD é vantajoso para qualquer cenário, tendo esse suporte tecnológico é possível não só ensinar, mas melhorar equipes.

Com base nisso, para um bom e bem-criado Curso a Distância envolve a etapa de preparação, pensar no seu público-alvo: quem irá utilizar? Ou, o que é preciso para meu propósito? Pense nestas e outras questões que lhe trarão mais clareza e êxito.

marketing digital plataforma ead

2. Público-alvo
A definição do alvo (target) é essencial para o início do planejamento de qualquer produto. Se tratando de cursos a distância, ele permitirá a condução necessária para o engajamento inclusive na sua plataforma digital.

Desta forma, antes de qualquer ação, pense sempre em resolver alguma necessidade. Perguntas como: Quem precisa de determinado conhecimento? O que busca meu público? Onde ele está?  Qual frustração ou desejo quero resolver ou apurar?

São vestibulandos? Adolescentes, crianças ou adultos? Donos de empresas ou profissionais? Funcionários de um específico segmento?

Depois de responder a essas perguntas, você saberá como conduzir seu negócio e como oferecer ao seu target, mostrando autonomia no assunto.Irá direcionar o tipo de forma de apresentação.

3. Qual o formato? Quais assuntos serão abordados?
Imagine se um conteúdo para estudantes do ensino médio fosse entregue a donos de grandes empresas. Seria útil? Deve-se sempre avaliar se o conteúdo está direcionado e se realmente está de acordo com as necessidades do aluno online.

Sendo assim, pense na grade necessária, do que se tratará o curso ou treinamento e o nível de aprendizagem. Como serão as avaliações e a entrega da recompensa (certificados, por exemplo).

É importante enfatizar que todo negócio online precisa ser totalmente acessível. Por exemplo um curso sobre como vender cursos na internet. Precisa ser apresentado de forma básica, para curiosos no assunto ou avançada com técnicas de marketing e divulgação.

Com total sinceridade e cautela, resposta em algo tangível se for preciso, essa etapa irá lhe ajudar na hora da venda, evitando qualquer tipo de crítica negativa acerca do material.

4. Tamanho e duração
Horas, dias, semanas, meses e até anos, pense que projetos de educação a distância podem ter diversas grades, com durações variadas.

Depois definir seu público alvo, conteúdo e o formato do conteúdo, essa etapa será mais simples de ser definida.

Além disso defina como serão suas aulas, o bom conteúdo com ilustrações e materiais de apoio são sempre bem vindos mas de atenção a duração das aulas, pode ser massivo e deixar o participante cansado. E-books, vídeos, games, quiz, fóruns, questionários, etc são algumas opções para fixação do conteúdo e ajudam a diminuir a evasão.

 

5. Divisão do conteúdo
É imprescindível não estruturar de forma harmônica para seus participantes o conteúdo, mas de longe já te digo que não é uma forma tão simples de se construir.

Imagine um programa de EaD para a área de comunicação, por exemplo, seria preciso criar cursos para as áreas: Comunicação estratégica e empresarial (ou marketing); Jornalismo; Relações Públicas; Publicidade e propaganda  e assim por diante.

Isso irá fazer com que deixe mais lapidado o seu conteúdo de treinamento, especificando o tamanho essa etapa é mais fácil.

6. Custo
A sua empresa, escola ou universidade gostaria de um programa de Ensino a Distância de sucesso?

Realmente uma incrível ferramenta e bem "regada" será poderosa. O custo é baixo nivelando a fazer uma unidade física e comparado a toda estrutura, facilidade e alcance. Um curso bem montado pode ser usado por diversas pessoas simultaneamente e por diversos semestres, dependendo apenas de atualização temporal.

Ao produzir um programa de educação a distância, é necessário ponderar para os seguintes investimentos: Investimento em profissionais qualificados para a produção do conteúdo dos cursos, recursos interativos que tornem os cursos online mais interessantes

(Plataforma LMS, como o Moodle), investimento em mídia e divulgação (vendas), designer instrucional, se for o caso, e assim por diante.

DICA: A criação de uma logo no início do projeto ou mesmo antes de iniciar e uma planilha com todos os gastos serão de grande ajuda. A segunda inclusive para previsão orçamentária futura, análise de ROI (retorno sobre o investimento) e formação do preço de venda de cada módulo, curso ou semestre.

BÔNUS - Produção do material
Depois de todos os tópicos abordados, é preciso criar um material com todas essas questões. Importante que não deixe passar nada, futuramente pode lhe trazer mais trabalho ao invés de ter seu produto em perfeito alinhamento.

Como vai ser criado o conteúdo? Partirá do zero ou já tem algo criado e definido? Quais os formatos das aulas? Qual será o tipo de material, que atende as necessidade do seu público? Depois que responder a todas essas questões está preparado para o sucesso em qualquer projeto EaD.

Por fim, deixe-me saber o que achou deste artigo! 

Abraços,
Marcelo Claro