7 Segredos sobre Plataforma para Cursos Online
22
Sab, Jul

7 Segredos sobre Plataforma para Cursos Online

7 Segredos sobre Plataforma para Cursos Online
Tutoriais e Dicas Moodle
TIPOGRAFIA

Você sabe como planejar e montar sua plataforma online para educação? Abaixo 7 dicas que lhe ajudarão a preparar este passo tão importante para a produção do seu curso online.

Você sabe como planejar e montar sua plataforma online para educação? Abaixo 7 dicas que lhe ajudarão a preparar este passo tão importante para a produção do seu curso online.

1. Construção
Por mais que pareça um bicho de sete cabeças, uma plataforma EAD pode ser bem fácil de se administrar. Desde a personalização do ambiente quanto a criação de cursos e aulas. Hoje temos uma vasta galeria de plataformas disponíveis. Com tantos avanços é possível ter algo bem elaborado e com um baixo custo. Muitas empresas adotam também para colaboradores, para capacitação, melhorando assim o desempenho.

2. Planejamento
Não é nada fácil planejar uma grade de um curso ou treinamento (leia o artigo Como implantar EAD (ensino a distância) na sua empresa, escola ou universidade, pode ajudar muito).

Comece pensando no seu público alvo, e qual o nível do conteúdo que ele espera receber. Lembre-se, nem sempre ele não está em busca só de um curso, está a procura de uma solução para seu problema.

 

Gestão
A gestão da sua escola virtual não depende de espaço físico ou presença física de professores / tutores. Isso não elimina a necessidade de atendimento constante nos fóruns, debates e dúvidas. O aluno precisa sentir-se acolhido e acompanhado. O suporte é de extrema importância!

A gestão do curso segue a mesma regra. Hoje, por exemplo, é possível analisar desempenho no Moodle através do tópico de Alcance.

Mais comodidade no aprendizado, aumento do comprometimento, engajamento, redução de custos, diminuição da taxa de evasão e possibilidade de analisar métricas são só algumas das infinitas vantagens de ter o Ensino a Distância na sua empresa, escola ou universidade. Tenha em mente o crescimento do setor. Hoje ‘a quantidade de instituições de ensino que ofertam cursos a distância saiu de 9 em 2007 para 317 em 2017’ (veja notícia aqui).

Vendas
Não tenha só uma página de vendas, tenha várias. É importante criar uma persona (cliente perfeito) e variar os perfis. Seu cliente perfeito está em diversos locais e de diversas formas. Na hora de vender é importante pensar em como ele se aproximará e será revertido em cliente. Foque muito no conteúdo, sem esquecer as vendas.

Promoção
Sim, é totalmente preciso que tenha os 4 P's do marketing (produto, praça, preço e promoção). É necessário uni-los de forma que transformem-se em um suculento bolo de chocolate (ou o que mais gostar).

Ainda falando de vendas, uma boa equipe de marketing é preciso na sua jornada para conseguir promover o seu produto para pessoas que estejam interessadas no assunto e ainda que não estejam, mas possam motivar-se.

Gateways de pagamento
Balcões, atendentes, maquininhas de cartão, papéis... Esqueça tudo isso! é possível ter tudo em um clique. Há uma variedade incrível de intermediadores de pagamento. São exemplos: PagSeguro, PayPal e outros famosos do mercado. Eles nos possibilitam enviar e receber. Pode ser por compra única ou mensalidade e sem necessidade de configuração para cada venda. Geralmente aceitam todas as formas de pagamento: cartões de crédito e débito, boletos e bandeiras de todos os cartões, cobram uma pequena taxa de administração.

Dica: É possível implementar com checkout transparente, isso é, o cliente (aluno) não precisa sair do seu site para realizar o pagamento. Isso vai lhe ajudar na hora de fechar mais matrículas!

Alcance

a melhor plataforma para seus cursos online

Não sendo preciso ir até dezenas, centenas e até milhares de alunos para fazer matrículas, aplicar provas, resumindo, tudo que pessoalmente seria viável e até mais. Você terá uma "arma" de ensino altamente eficaz.

Aprenda como prestar suporte ao aluno aqui.

  • Melhoria no desempenho profissional;
  • Melhoria nos resultados empresariais;
  • Melhoria na motivação e engajamento de colaboradores;
  • Possibilidade de avaliação rica e completa de performance de colaboradores;
  • Possibilidade de reutilização dos materiais e conteúdos ao longo do tempo;
  • Fácil acesso à treinamentos, informações e relatórios de aprendizagem;
  • Economia de tempo e espaço físico;
  • Dá poder ao colaborador aprender no seu tempo.

DICA BÔNUS: Ter um blog pode ser um grande ativo para sua escola de cursos online. Ele lhe posicionará nas pesquisas e essa é a menor das vantagens. Consiguirá ter algo que educa seu aluno antes mesmo dele conhecer a sua escola online.

Obrigado por nos acompanhar!

Aproveite para assinar nosso Canal no Youtube e se precisar de ajuda fale comigo aqui pelos comentários ou através do fórum do blog.

TWITTER: https://twitter.com/moodlelivre
SNAPCHAT: marcelocclaro 
 

Marcelo Claro.