Por que se dar bem com ensino a distância é mais fácil do que se imagina!
18
Sab, Nov

Por que se dar bem com ensino a distância é mais fácil do que se imagina!

Educação a distância
Tutoriais e Dicas Moodle
TIPOGRAFIA

Todos conhecemos as vantagens do E-Learning (Ensino a Distância). São algumas: melhor organização do tempo, economia e maior rendimento. Mas ainda assim há um porém. Para muitas pessoas estudar sem a companhia presencial de um professor pode ser um desafio, especialmente no início.

Todos conhecemos as vantagens do E-Learning (Ensino a Distância). São algumas: melhor organização do tempo, economia e maior rendimento. Mas ainda assim há um porém. Para muitas pessoas estudar sem a companhia presencial de um professor pode ser um desafio, especialmente no início.

Então o Moodle Livre vai te ajudar com um tópico bem rápido de 5 recursos do ensino a distância.

1. Biblioteca Virtual
Já que o aluno está no conforto da sua casa ou outro lugar de sua preferência, ele tem fácil acesso às pesquisas na internet. Também, um dos recursos de muitas universidades é uma biblioteca virtual (ou online). É uma enorme oportunidade para aproveitar e ampliar o conhecimento do aluno e reforçar o aprendizado. Podem ser adicionados links, textos, vídeos pelo professor, o que é um diferencial e tanto na hora das provas e trabalhos.

2. Fóruns e listas de discussão
Outra maneira bastante eficiente para trocar mensagens e tirar dúvidas é fazendo parte de grupos, fóruns e listas de discussão. Sejam elas abertas ou privadas esses ambientes podem ser organizados em turmas, projetos ou disciplinas. São ideias para discutir um tópico da aula, andamento do trabalho e até compartilhar links, textos ou qualquer outro formato de conteúdo que possam agregar e ajudar no aprendizado.

3. Mensagens privadas
Hoje conhecemos a ferramenta mais utilizada no mundo na troca de informações: os e-mails. Então é bem fácil de entender, como ele será um grande aliado na hora de tirar suas dúvidas e contatar colegas e professores. Além da possibilidade de compartilhar e armazenar textos, vídeos, planilhas e todo tipo de formato existente de forma segura e organizada, o aluno pode ainda criar listas e grupos para facilitar a troca de conteúdo. Claro, estas funcionalidades vão depender do LMS utilizado no curso (Learn Management System, ou o sistema de gerenciamento de conteúdo: a plataforma utilizada). Mesmo sem recursos avançados já existe a enorme vantagem de permitir a troca de conhecimento de forma privada.

4. Chats
Na hora de tirar uma dúvida com o colega ou professor os chats e salas de bate-papo vão ajudar bastante, pela possibilidade de respostas instantâneas. Atenção, chats podem tirar a concentração facilmente, então: use a seu favor, não aborde assuntos supérfluos.

5. Videoaulas
Por melhor que sejam os livros, muitas vezes apresentações e esquemas prendem alunos. Algumas pessoas aprendem melhor quando estão vendo ou escutando o professor. Se o professor está pensando em adicionar esse diferencial em suas aulas, Nota 10 para ele! Videoaulas ajudam bastante pela facilidade de pausar ou voltar quando for necessário. Lembre-se de não produzir vídeos muito extensos e utilizar ao máximo recursos visuais para prender a atenção do aluno. É importante utilizar a ferramenta como suporte e não deixar que os alunos esqueçam que as outras ferramentas disponíveis são de extrema importância para seu aprendizado.

ead presencial faculdade cursos

Para alunos ou professores aproveitar essas e outras vantagens incríveis que o mundo EAD proporciona é incrível. Estudar quando e onde puder é uma oportunidade de alavancar a carreira!

Obrigado,

Marcelo Claro.