Por que eu não devo fazer upload de um vídeo diretamente no Moodle?
19
Sex, Out

Por que eu não devo fazer upload de um vídeo diretamente no Moodle?

Upload de um vídeo diretamente no Moodle?
Tutoriais e Dicas Moodle
TIPOGRAFIA

É comum eu receber perguntas ou problemas técnicos com vídeos no Moodle. Dúvidas como:

É comum eu receber perguntas ou problemas técnicos com vídeos no Moodle. Dúvidas como:

- Meu vídeo não funciona no Iphone!

- Alguns alunos relatam que o vídeo trava em alguns momentos.

- Meus alunos não conseguem ver o vídeo pelo celular, pois não carrega.

Na grande maioria das vezes, não há nenhum problema com o vídeo, muito menos com o Moodle, o problema está na forma como o usuário está colocando (subindo) seus vídeos na plataforma.

O Moodle permite upload de vídeos para plataforma, até mesmo prepara para que o vídeo seja exibido em um player (Html5). Até aí nenhuma novidade não é mesmo? E muitos utilizam este recurso. O que na maioria das vezes as pessoas não sabem é que o Moodle não possui um sistema de VoD (vídeo on demand) ou streaming de vídeo e é aí que os problemas começam.

Quando fazemos upload de um vídeo diretamente para o Moodle, o sistema se encarrega de armazenar este vídeo em um diretório determinado em meu servidor, o formato utilizado certamente será o MP4, porém o tamanho do vídeo poderá variar, não só pelo tempo de gravação, mas também pela qualidade da gravação. Isso sem entrar no mérito de falar em codecs pois não sou nenhum especialista e facilmente poderia cometer erros em algumas afirmações. O Moodle ou seu servidor não está preparado, ou seja, não possui tecnologia para tratar a entrega deste vídeo ao seu aluno, sendo assim ele entrega exatamente o vídeo que você subiu. Você agora deve estar pensando: mais é isso mesmo Marcelo, é isso que eu quero!

Eu vou tentar explicar do meu jeito, e que me perdoem os especialistas da área, mas serei direto e simplista.

Certamente você conhece o Youtube, Vimeo e Netflix esses players utilizam tecnologia VoD (streaming), eles funcionam basicamente da mesma forma. Um vídeo hospedado em qualquer uma dessas plataformas passa por um “tratamento” (Codecs), que de forma automática compactam o vídeo enviado em diferentes formatos, qualidade e tamanho.

Essa tecnologia trabalha para que o espectador consiga assistir o mesmo vídeo em diferentes plataformas (Desktop, Smart Tvs, Tablets, celulares), em diferentes navegadores e ainda reconhece qual a velocidade da internet que seu usuário está utilizando, e entrega o melhor vídeo possível em sua base que atenda a demanda atual.

Em algumas plataformas, como no youtube, você já deve ter notado que existe uma engrenagem para alterar a qualidade do vídeo, em um primeiro momento o Youtube reconhece qual velocidade e dispositivo você está usando e entrega o vídeo na qualidade e velocidade ideal para você. Você já tentou ver um filme em 3G pelo Netflix? Sim, é possível graças a essa tecnologia.

Na imagem a seguir veja que há diversos tamanhos, além do meu vídeo original. Eu fiz o upload de um vídeo em FullHD (1080p).

startmoodle

Além dessa tecnologia toda, contamos também com servidores robustos sem sombra de dúvida.
Mas vamos voltar ao Moodle!

Então o que nós, simples mortais, devemos fazer? Se você quer que seu aluno tenha uma boa experiência ao ver seus vídeos, então pense na possibilidade de contratar uma plataforma de streaming de vídeos, onde você irá hospedar seus vídeos e “embedar” no Moodle.

Devo salientar que este artigo não tem patrocínio das empresas aqui citadas, são aquelas que conheço. Os valores podem ser um pouco diferente do que irei citar, principalmente quando este artigo for antigo, recomendo consultar os fornecedores.

Veja algumas das opções:

Youtube – www.youtube.com
Vantagens: Grátis
Desvantagem: O seu conteúdo fica aberto e poderá ser compartilhado pelos alunos.
Quando usar: Para vídeos que podem e devem ser compartilhados, como por exemplo, aulas demos, material complementar, tutoriais de navegação.

Vimeo PLUS – https://vimeo.com/pt-br/upgrade
Vantagem: Preço relativamente baixo, pela qualidade e entrega do serviço $84 /ano
Desvantagem: Em dólar, o valor é para pagamento anual, o mensal quase dobra de valor.

Sambatech - https://sambatech.com/
Vantagem: Empresa brasileira, serviço de muito boa qualidade, fatura em reais, fornece NFe.
Desvantagem: Preço, aproximadamente R$ 1.300,00/mês para o plano mais básico – Porém eles lançaram rescentemente um produto chamado SambaVídeos me parece vir com uma proposta diferente de valores e uso, vale a pena consultar.

Na página oficial não tem o valor dos planos, você terá que solicitar um orçamento.

JWPlayer - https://www.jwplayer.com/pricing
Vantagem: Este é o meu preferido até o momento, de todos os pagos citados, este é o que tem melhor custo/beneficio - $60 / ano.
Desvantagem: Em dólar, o valor é para pagamento anual, plataforma toda em inglês. O gerenciamento não é tão simples.

Outro detalhe importante que devemos nos atentar, é que empresas estrangeiras estão fora das nossas leis do consumidor, logo se você tiver algum problema comercial não terá a quem recorrer, e terá que aguardar a boa vontade e indole da empresa contratada.

Como segurança tenha sempre o vídeo original armazenado em outro lugar (compudator, disco rigido, na nuvem).

 

Você conhece ou utiliza algum player diferente desses? Conte para nós.
Você vende este tipo de serviço? Pode testar a sua plataforma e atualizar nosso artigo.

Abraço
Marcelo Claro