Como Gamificar usando o Moodle?
21
Sex, Set

Como Gamificar usando o Moodle?

Como Gamificar usando o Moodle?
Tutoriais e Dicas Moodle
TIPOGRAFIA

Gamificar seu curso exigirá de você minimamente um roteiro. É preciso pensar como tudo irá funcionar e fazer sentido para o seu aluno.

Gamificar seu curso exigirá de você minimamente um roteiro. É preciso pensar como tudo irá funcionar e fazer sentido para o seu aluno.

Ter um tema para seguir ou história no seu curso - o ideal é que seja algo contextualizado. Se o seu curso é sobre finanças, por exemplo, medalhas não farão muito sentido. Talvez moedas, ouro, papéis da bolsa, sejam o ideal. Essa é a ideia: manter o aluno engajado.

Então, antes de começar a pensar em gamificar no Moodle, você precisa se preparar e pensar na dinâmica e qual tipo de interação você quer que os alunos tenham.

No Moodle é possível gamificar através de ferramentas nativas ou plugins. Pode-se trabalhar com entrega de badges ou emblemas, com moedas, vidas entre outras possibilidades. As badges (ou emblemas) são nativas no Moodle, ou seja: não é necessário instalar nenhum plugin, pois este recurso já existe na plataforma.

É possível definir locais, tempo e horários para liberação dos prêmios. Devem-se montar anteriormente as regras e calcular se a quantidade de itens liberados coincide com as regras. Lembre-se de montar de uma forma que haja competitividade entre os participantes e sempre observe se há muitos obstáculos que podem desmotivar os alunos.

Há plugins, como o Meu Progresso, que apresenta a soma /média e o progresso do aluno no curso em porcentagem ou XP onde é possível mudar de nível de acordo com cada evolução do aluno. Mostra tudo que o aluno já realizou, o quanto do curso ele já atingiu.

No Moodle, além de todas as vantagens, recursos e atividades do LMS (vídeos, atividades, fóruns, pesquisa, biblioteca, chat, entre outros), é possível através da gamificação observar o desempenho de cada aluno de acordo com sua pontuação e o comportamento competitivo dos alunos para manterem-se em primeiro lugar em um ranking por exemplo.

Também e possível personalizar as imagens de cada nível de acordo com o visual do seu curso! Manter seu padrão visual, sua marca sempre presente para o aluno online.

Há a possibilidade de entregar conteúdos específicos de acordo com o público, necessidade local ou turmas ou até mensagens específicas para parabenizar um bom desempenho em questionários.

Além de tudo isso, é possível colocar um item na frase escondido! Ele pode ser colocado no meio do texto. Quando o aluno clica na palavra, coleta o item.

Estas são ideias do que pode ser gamificado, mas o Moodle ainda há integração com o Hotpotatoes para montar uma forca ou cruzadinha como atividades, por exemplo.

São diversas possibilidades de se trabalhar games no Moodle. Como resultado, espera-se que os alunos permaneçam engajados durante o curso, que entrem mais vezes na plataforma e que não haja evasão. Sempre melhorar a experiência do aluno online!

Aproveite para assinar nosso Canal no Youtube e se precisar de ajuda fale comigo aqui pelos comentários ou através do fórum do blog

Saiba mais sobre o Moodle, desde customização, inscrição de alunos, criação de cursos à gamificação! 
Curso Gamification no Moodle: www.salaead.com.br

curso gamification moodle

Facebook: moodlelivre
Youtube: moodlelivre
Instagram: @moodlelivre
Linkedin: company/553287/

Obrigado,
Marcelo Claro